domingo, 10 de janeiro de 2016

Escolas inseguras em Tomar?

A Câmara Municipal de Tomar fez saber que os eleitores da União de Freguesias de Tomar (S. João Baptista e Santa Maria dos Olivais) vão ter uma única assembleia eleitoral, num novo local, na eleição do Presidente da República, a decorrer no próximo dia 24 de janeiro.
Diz a nota de imprensa que «...a Assembleia de Voto, que estará dividida em 18 secções (vulgarmente conhecidas como mesas de voto), funcionará no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar (junto ao Estádio Municipal), de a
cordo com o horário legal, entre as 8 horas e as 19 horas, ininterruptamente. Recordamos que este é um local de fácil acesso, devido ao parque de estacionamento subterrâneo, cuja primeira meia hora de utilização é gratuita».
Obviamente tenho muitas dúvidas quanto à facilidade do acesso quando comparada com os locais onde habitualmente se têm realizado os atos eleitorais mas adiante, depois logo se vê.
Agora a questão essencial é a de saber se as duas escolas onde se têm realizado as votações são inseguras.
É absolutamente indispensável ter em conta que de acordo com o que explicou o presidente da Junta Urbana na assembleia de freguesia, esta alteração acontece na sequência do acidente ocorrido por altura das últimas eleições, na sequência do qual uma senhora fraturou os dois braços em plena Escola Básica dos Templários, quando se preparava para votar.
Carlos Ribeiro, diretor do Agrupamento de Escolas dos Templários
É essencial ter conta que mesmo sem eleições, aquele estabelecimento – tal como o da Escola Secundária Santa Maria do Olival, onde votavam os eleitores da antiga junta de Santa Maria dos Olivais – é diariamente frequentado por pessoas jovens e menos jovens, com maiores e menores capacidades de mobilidade.
Pessoalmente parece-me óbvio que se a ocorrência de um acidente, leva a Câmara a mudar o local da votação, está a assumir que o mesmo não reúne as condições para os eleitores circularem.
E a questão é: reúnem as duas escolas condições para alunos, professores, funcionários e encarregados de educação circularem? Tem a palavra a oposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário