quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

A bela e interessante Quinta de Azinhais


Situada na freguesia de Carregueiros, a Quinta de Azinhais foi sendo construída desde os anos 80 até à presente data, com o intuito de ser um centro equestre dedicado à criação, compra, venda e ensino de cavalos, bem como ao treino de cavaleiros nas modalidades de Dressage, saltos de obstáculos e atrelagem. É também um centro de turismo equestre devidamente registado na Associação Nacional de Turismo Equestre Portuguesa.
A Coudelaria Ruy Escudeiro, estabelecida na Quinta de Azinhais é responsável pela criação de animais de raça Lusitana.
A Quinta de Azinhais promove a equitação através da sua Escola de Equitação em Tomar. Para os mais pequenos, crianças dos 2 aos 5 anos, sugere a introdução à equitação com os póneis, onde os pequenos cavaleiros desfrutam de uma aula individual com um professor qualificado.
A partir dos 5 anos, os alunos podem começar as lições de equitação propriamente ditas. O Volteio significa que o cavalo se movimenta à volta do instrutor, que está a controlar o cavalo com uma guia. Assim, o aluno pode concentrar-se em aprender a manter o equilíbrio a passo, trote e galope, sem se preocupar inicialmente com o controle dos movimentos do cavalo ou da velocidade e da direção através das rédeas.
É recomendado que todos os potenciais cavaleiros, crianças ou adultos, se iniciem na equitação através do volteio.


Quando o aluno é capaz de controlar o cavalo sozinho, deixa o volteio e começa a ter aulas montado em sela. A Escola de Equitação de Tomar da Quinta de Azinhais é vocacionada para a modalidade de saltos de obstáculos.
Quem já sabe montar bem, pode aprofundar os seus conhecimentos em estágios, aulas individuais ou aulas mais avançadas de saltos de obstáculos. Nestas aulas é feita a preparação dos cavaleiros para participarem em pequenas provas na Quinta dos Azinhais em que os alunos concorrem entre si, e na competição para os concursos de saltos nacionais, caso o cavaleiro pretenda dar esse “salto”.
Rui Escudeiro abriu-nos a porta de um espaço onde há o culto do cavalo. Fala com entusiasmo próprio de quem se dedica de corpo e alma a uma atividade que estende a toda a família e faz questão de sublinhar que tem hoje os dois filhos e já três netos a saltar.
Todo o complexo é magnífico e dotado de excelentes condições mas aconteceu quase por acaso «Há situações que parece que nos estão reservadas. É como se fôssemos empurrados e não pudéssemos fugir» diz Rui Escudeiro, antes de explicar que depois da meninice em Tomar foi para Coimbra para estudar direito. Não gostou do curso e isso levou-o a Castelo Branco, para pedir para ir para a tropa. Inscreveu-se no curso técnico agrário, da escola agrícola e fez carreira, chegando a Major na Guarda Nacional Republicana, onde foi comandante do destacamento de Tomar, que incluía toda a região do ribatejo norte.
O gosto pelos cavalos já lá estava mas reconhece que «entrar na Guarda Nacional Republicana ajudou-me muito. Hoje as pessoas têm uma ideia completamente diferente mas há uns atrás, este era um desporto praticado quase exclusivamente pelos militares, além de tudo o mais, por ser muito exigente do ponto de vista físico».
- Depois seguiu-se toda uma vida lado a lado com o desporto equestre...
- Sim, aqui em Tomar criámos condições para o desenvolvimento dessa atividade e depois do curso de oficial superior praticamente a minha ação foi exclusivamente na área do desporto, por via dos cavalos.
- E hoje?
- Embora sem a regularidade que gostaria, ainda faço de vez em quando atrelagem porque saltos já não. Os concursos de obstáculos agora são para os filhos e para os netos.

Local de eventos

Para a generalidade dos tomarenses, a Quinta de Azinhais é sobretudo reconhecida como espaço de realização de eventos de vários tipos. Rui Escudeiro explicou-nos que também isso aconteceu por acaso:
- O projeto foi concebido sem essa vertente, quem a descobriu foi o Hotel dos Templários que começou a trazer pessoas para visitar e depois foi surgindo o desenvolvimento, com a adaptação de alguns espaços e a construção das infraestruturas necessárias. Hoje somos procurados por agentes de todo o país e não só e vimos naturalmente com grande satisfação que o espaço e as condições que temos para oferecer correspondem ao interesse dos que nos procuram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário