terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Incompetência venceu orçamento participativo

A Câmara de Tomar decidiu suspender o “Orçamento Participativo” com o argumento de que terão existido irregularidades.
Segundo o vice-presidente Hugo Cristóvão, dois terços dos votos não são considerados válidos, por não restarem dúvidas que foram viciados.
O orçamento participativo de 2015 da câmara de Tomar, onde havia 37 projetos concorrentes, foi anulado em reunião de câmara, quase dois meses depois de encerrada a votação.
Votei no projeto apresentado a concurso pela Junta de Freguesia de São Pedro, que basicamente visa criar uma unidade de alojamento no edifício da antiga escola primária da Portela. Fi-lo por sugestão da presidente da Junta, que percorreu o terrítório da sua freguesia, munida dos meios necessários para uma votação online imediata.
Desperto para o interesse do projeto, eu próprio me encarreguei de sugerir na sede do Centro Recreativo Desportivo e Cultural de Vale Florido, Venda e Maxieira, a votação de uma dezena de moradores no projeto da sua freguesia.
Após a decisão de anulação de todo o processo, não tenho argumentos para questionar a legalidade da decisão mas tenho razões para me sentir enganado pela Câmara de Tomar.
Desde logo porque não pode pagar o justo pelo pecador. Se há vícios, que sejam apurados e responsabilizados o(s) seu(s) autor(es). Devem ser expurgados todos os votos viciados e considerados os que foram realizados de forma correta e representam a vontade dos munícipes que quiseram participar no orçamento.

Devo a propósito referir que fui consultar a documentação elaborada pelo Município de Tomar sobre o orçamento participativo e não encontrei em nenhum lado, qualquer referência à possibilidade de anulação do processo.
Também me preocupa que das explicações ouvidas relativamente ao modo como foram validados e/ou considerados suspeitos os votos, se depreenda que os números de telemóvel que as pessoas forneciam foram “passados a pente fino”, num procedimento que me levanta reservas. Em todo o caso, como não me ligaram, suponho que o meu voto esteja entre os não suspeitos...
Mas ao contrário do modo como o assunto tem sido trazido a público, não é a questão de ter havido uns “chico-espertos” a votar de forma indevida que deve estar no centro das atenções, porque no máximo isso apenas nos pode levar a discutir se há ou não a necessidade de um especilista de informática em Tomar, quando até se sabe que há um em Alpiarça e está disponível para vir.
A questão é a incapacidade que o Município de Tomar revela, de modo absolutamente descarado, de desenvolver um processo tão simples como este.
Estranhamente, toda a oposição deixou passar em claro tão evidente falta de competência, sendo de notar que o “Orçamento Participativo” foi uma das bandeiras de campanha. Está à vista como a implementação da medida estava bem preparada.
À falta de outras explicações, parece-me razoável concluir que:
1 - O que se passou é que o resultado não foi o que a Câmara pretendia e por isso anula-se;
2 – Os 100 mil euros destinados ao projeto vencedor fazem falta para outra coisa e por isso anula-se;

3 – Como do projeto que venceu no ano passado ainda nem sinais, o melhor é anular o deste ano.

13 comentários:

  1. A diferença entre escrever e falar na rua ou no balcão de qualquer sítio reside unicamente na responsabilidade.
    Digamos que este artigo de opinião fala de coisas que não sabe o que val o que val, nada!

    ResponderExcluir
  2. A diferença entre escrever e falar na rua ou no balcão de qualquer sítio reside unicamente na responsabilidade.
    Digamos que este artigo de opinião fala de coisas que não sabe o que val o que val, nada!

    ResponderExcluir
  3. "Fi-lo por sugestão da presidente da Junta, que percorreu o terrítório da sua freguesia, munida dos meios necessários para uma votação online imediata" em democracia não se pedem votos de porta em porta eu sei que a direita tem alguma dificuldade com esta palavra entre outras constituição da república... Dá ideia que este artigo demonstra alguma tentativa de fugir da lama, quem defende democracia sabe que não é assim!

    ResponderExcluir
  4. Já agora se quiser estiver interessado em fazer um debate público sobre este assunto terei interesse e estarei disponível em ajudar a faze-lo.

    ResponderExcluir
  5. Já agora se quiser estiver interessado em fazer um debate público sobre este assunto terei interesse e estarei disponível em ajudar a faze-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer um debate público com o RATATUI! Lol
      Deve ser interessante! RATATUI a falar sobre política e democracia. Ainda por cima não sabe escrever "Val o que val"

      Excluir
    2. Aprecio muito a defesa da democracia exercida por um rato. Costumam ser os primeiros a fugir...
      Obrigado e passe bem

      Excluir
  6. Maiores ratos são os seres cegos e tendenciosos, pois críticas à direita apresente-me uma feita pelo senhor. O rato, essa é que é a grande questão, a mentira aqui escrita, assim como o assumir da quebra das regras pois o que escrevi foi copiado numa declaração absurda que se houver investigação parece-me um bom ponto de partido!
    Defendam Tomar, vejam menos TomarTv ou TV no geral que faz mal a cabecinhas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venha de lá a investigação! Está a ver, concordamos numa coisa e quanto ao debate, se está tão à vontade sobre o assunto, melhor faria se oferecesse os seus serviços à Câmara, que pelo vistos necessita de auxílio no processo.

      Excluir
  7. Realmente a argumentação que faz em relação à votação do Orçamento Participativo cai por terra, além disso mostra a falta de imparcialidade, especialmente, da Sra. presidente da Junta. Quando afirma, "Fi-lo por sugestão da presidente da Junta, que percorreu o território da sua freguesia, munida dos meios necessários para uma votação online imediata", significa que em S.Pedro voltamos ao "antigamente", as pessoas eram coagidas e obrigadas a votar, mesmo contra a sua vontade. Para terminar, é o concelho que temos, em que vale tudo para atingirmos os objectivos, mesmo cometendo irregularidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero bem que leve por diante a sua proposta de investigação, caso contrário o que cai por terra é a transparência que aqui veio apregoar.
      Quanto ao resto, comparar sugestão com coação ou obrigação diz tudo sobre as nossas diferenças relativamente à noção de democracia, do concelho que querermos e do regresso ao antigamente. Obrigado pelo seu comentário

      Excluir
    2. Em democracia não há "sugestão" há somente liberdade (anjinhos só no altar ou no céu) o que me choca é este a vontade!

      Excluir
  8. A mim, o que me choca é essa ideia de que em democracia, liberdade é a minha e que todos os outros são mentecaptos. Espero que não se fique pelos comentários que aqui deixa e que leve por diante a denúncia que há-de desencadear a investigação. E que coloque também ao serviço do município todos os conhecimentos que diz ter para que o orçamento participativo seja um instrumento de mobilização dos munícipes. Creio que o que todos queremos é um concelho melhor e seria uma pena que quem diz ter tanto a acrescentar, não colabore. Obrigado.

    ResponderExcluir