quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Esta terra, esta gente


Sim, é verdade, ainda há coisas que me surpreendem.
Não devo explicações a ninguém e por isso não vou gastar muito tempo com isto mas não posso deixar de aqui notar que houve nesta cidade de Tomar quem se desse ao trabalho de ir investigar se eu, não estando a exercer jornalismo mantinha a carteira de jornalista em uso...
Confesso que me senti importante mas o tempo que perderam foi em vão. Não sou perfeito e tenho os meus pontos fracos, mas há riscos que não piso e princípios de que não abdico.
Sei bem as responsabilidades que o exercício da profissão de jornalista implicam e durante os anos em que exerci a atividade como profissional, nunca fui alvo de qualquer queixa ou processo.
Também sei os privilégios que o estatuto de jornalista atribui e esses sim, em Tomar, é muito difícil de ver respeitados, sobretudo pelas entidades públicas.

Em todo o caso, como mostra este espaço, não renego ao que entendo ser o dever cívico de, na medida do possível, contribuir para uma sociedade mais informada e esclarecida.

Ah... e deram-me ânimo para continuar...

8 comentários:

  1. Boa noite. Não o conheço pessoalmente mas se o conhecesse diria somente que é realmente de continuar. Necessitamos de sites e /ou blogues que informem. O saber nunca, mas nunca ocupou lugar. Tem razão no que diz: continuar, seguir em frente. Aliás, basta pensar num único pormenor. Estando o senhor a dar a cara (e a foto), iria mentir a dizer que era jornalista não o sendo? Em minutos era demascarado. Enfim... Cumprimentos e sempre no caminho da verdade. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje não sou jornalista. Fui durante vários anos, alguns dos quais, tendo essa como a minha principal atividade. Quando deixou de ser, como decorre da lei, entreguei a minha carteira profissional. Cumprimentos

      Excluir
    2. Boa noite. Não tendo a carteira profissional terá, no entanto, o mesmo fito e que é a busca da verdade. Deveria ser isso a nortear-nos a todos mas nem sempre tal acontece. Continue pois, como já disse, necessitamos de sites/blogues que sejam rigorosos e tenham a verdade eo rigor como único farol. Muito obrigado.

      Excluir
    3. Aquilo a que não renego é ao que entendo ser o dever cívico de, na medida do possível, contribuir para uma sociedade mais informada e esclarecida mas sei que em todos os momentos haverá pessoas com outras opiniões, que naturalmente respeito. Obrigado pela sua atenção.

      Excluir
  2. Informada??? Ou intoxicada com parcialidades???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para se ser imparcial tem de se manter o anonimato certo? A quem dá a cara, cola-se um rótulo e está feito.
      Passe bem.

      Excluir
  3. O "Tomar na rede" por exemplo faz um serviço informativo não um combate totalmente político é só ver comparar os post...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de seguir o Tomarnarede e sigo todos os que gosto. Se não aprecia o que escrevo, pode sempre seguir os que aprecia.
      Obrigado pela sua atenção.

      Excluir