quarta-feira, 30 de março de 2016

Passeios em Carvalhos de Figueiredo

A notícia sobre a preparação da candidatura do Caminho Português de Santiago a Património da Humanidade, pode ser lida na edição de ontem do jornal Destak e refere uma reunião do Eixo Atlântico com esse objetivo.
Por cá, de vez em quando há quem lance uns fogachos sobre o trajeto. Enche-se a boca para falar numa aposta estratégica no turismo e assim se vão entretendo os tomarenses, normalmente pouco dados a preocupações reais com o que se passa por cá.
A notícia obriga a uma referência ao que se passa com a ausência de passeios entre Tomar e Carvalhos de Figueiredo, num percurso que integra o Caminho Português de Santiago, circunstância que bem poderia ser ponto de partida para uma candidatura da obra a comparticipação financeira... 
Lembro-me como eram, há duas dezenas de anos, os acessos à cidade pela Rua de Coimbra, Estrada da Serra ou Estrada de Marmelais. Sim, hoje não tem nada a ver e foram criadas as necessárias condições de segurança para os peões circularem. Foi o tempo em que António Rodrigues, então presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, pressionava, insistia e exigia junto da Câmara.
Desconheço se estes trajetos integram algum percurso turístico mas que estão com as condições mínimas, estão.
Por outro lado, antes de António Rodrigues ser presidente da Junta de Santa Maria, já Augusto Barros – hoje presidente da Junta Urbana – andava na Junta de São João Batista. Manteve-se por lá todos estes anos, incluindo na presidência mas a sua capacidade de persuadir quem tem capacidade para concretizar obras deste tipo pode medir-se, também, por este aspecto.
Claro que, sendo Augusto Barros, morador de Carvalhos de Figueiredo, conhece esta realidade. Sabe dos atropelamentos, alguns mortais, provocados pela ausência de passeios e sabe a aventura que é andar a pé ao longo da EN 110. Sabe também como a população local anseia por esta obra. Claro que se conseguisse alguma coisa, aparecia logo alguém a dizer que só se preocupava com a sua porta mas esse risco não corre porque a Estrada das Algarvias mostra que não é uma questão de opção, é mesmo de falta... de passeios! Não, os passeios de idosos continuam a ter dinheiro, a falta é de...
A notícia pode ser lida aqui: http://www.destak.pt/artigo/261733

2 comentários:

  1. Não sei se a feitura dos passeios tem a ver "com a sua (de Augusto barros) capacidade de persuadir quem tem capacidade para concretizar obras deste tipo".O que sei é que há muitas dezenas de anos todos os candidatos às eleições locais apregoaram o desejo eleitoral de fazer os mesmos passeios e nunca os fizeram.Ou já se esqueceram?Para não falar de outras estruturas que Carvalhos de Figueiredo não tem, como por exemplo saneamento.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida e nalguns casos não apenas desejo eleitoral, mas sob a forma de promessa eleitoral, nunca concretizada.

    ResponderExcluir